Todos são bem-vindos ao Programa Ngöndro

Venerável Khenchen Konchog Gyaltshen Rinpoche

10-11 de junho Os poemas espirituais de Milarepa (doha)

Milarepa é uma das figuras mais inspiradoras de todo o budismo, independentemente da tradição. Por causa de sua percepção direta do samsara, sua grande renúncia e sua disposição para suportar dificuldades, ele alcançou a realização de todas as grandes qualidades de Buda e se tornou um instrumento para perpetuar o Dharma no Tibete compondo sem esforço os poemas vajra doha. Milarepa é um homem de três poderes. Seu corpo era equivalente ao corpo de Vajrapani, sua voz era a voz de Manjusri, e sua audição era a audição de Avalokitesvara. Milarepa era um homem saudável e vital, de inigualável resistência na busca da libertação. Sua voz era bela e capaz de render qualquer coisa no poema espontâneo, e com ele expressava a essência do Dharma do Buda de modos compreensíveis para todos os tipos de ouvintes. Sua audição foi penetrante como Avalokitesvara – o bodhisattva compassivo que atende as vozes de todos os seres vivos. O Venerável Khenchen Rinpoche fornecerá um profundo conhecimento do significado de vários poemas de vajra de Milarepa especialmente selecionados.

Junho 12 Chenrezig – A Prática da Purificação e da Compaixão

Chenrezig é o filho do coração de Buddha Amitabha. Ele fez o compromisso na frente de Buda Amitabha para beneficiar todos os seres sencientes até o fim do Samsara. Sua principal emanação reside em Potala, o campo de Buda de Chenrezig. Buda Shakyamuni instruiu-o a beneficiar muitos seres sencientes por suas atividades no Tibet, onde o Buda não tinha sido. No Tibete, manifestou-se como o bodhisattva do macaco que estabeleceu seres humanos em Tibet. No sétimo século, ele se manifestou como o Rei Songtsen Gampo, e mais tarde, como muitos outros reis do Dharma. Ele manifestou-se na forma de muitos mestres espirituais, como Drom Tompa e assim por diante. Desta forma, ele estabeleceu a forma completa do budismo no Tibete e beneficiou inúmeros seres sencientes. Em um sutra diz-se: “Ouvir o nome e as qualidades de Chenrezig com fé se torna uma causa para purificar até mesmo os cinco hediondos karmas negativos, e ouvir o nome se torna uma causa para fazer uma conexão para renascer em Dewachen, a pureza do Buddha Amitabha Ouvindo o mantra de seis sílabas uma vez no ouvido faz a conexão para renascer nos reinos mais elevados.Mesmo que se imprime isso com devoção em pedras ou pedras, um vai atingir o estágio não retornar e se tornar um líder para beneficiar muitos. Mantra ao ouvido de animais moribundos fará a conexão para renascer em Dewachen, e possui efeitos benéficos inconcebíveis “.

Junho 13-15 Gong Chik

O Gong Chik, A Única Intenção ou O Pensamento Iluminado Unificado do Buda, é uma coleção de comentários sobre os ensinamentos essenciais de Lord Jigten Sumgön sobre a filosofia budista e é o trabalho filosófico mais profundo do Drikung Kagyu. Embora geralmente apenas dado a estudantes avançados e praticantes, é um ensinamento essencial para todos os budistas. Lord Jigten Sumgön, um grande santo tibetano do século XII, era uma reencarnação de Nagarjuna. Depois de atingir a Budeidade, ele espalhou o Dharma pelo Tibete por muitos anos. Durante esse tempo, muitos grandes professores vieram a ele expressando grande devoção e fé. Centenas de milhares de estudantes se reuniram para ouvir seus ensinamentos, muitos deles alcançando o Iluminismo em uma vida. Vários comentários sobre os ensinamentos vastos e profundos de Jigten Sumgön foram escritos por muitos de seus discípulos e professores eminentes. O Gong Chik é uma compilação desses comentários em 152 versos vajre dispostos em sete capítulos sobre: ​​o modo como Buda transformou as Três Rodas dos Ensinamentos do Dharma; A doutrina da interdependência; O Vinaya; Bodhicitta e Bodhisattva do ensino; Ensinamentos Vajrayana; A Visão, Meditação e Ação de práticas de meditação superior; E finalmente Buda. Em suma, é um compêndio da doutrina budista completa. Este ano, vamos nos concentrar no primeiro capítulo, ou seja, Três Turning da Roda do Dharma em 30 versos.

16 de junho As canções que esclarecem Recollection (uma canção do vajra pelo senhor Jigten Sumgön)

18 de junho Suplica a Tara (outra canção vajra de Lord Jigten Sumgön)

9-20 de junho Oferta de Mandala (Práticas de Ngöndro, parte 3)

Um praticante que queira acumular grandes quantidades de mérito e benefício para os seres sem limites deve praticar a oferta da mandala. A oferta de mandala é uma forma de desenvolver e sustentar a sabedoria (a realização de mahamudra) ea compaixão (a bodhicitta profunda). Sentindo profundamente o desejo de que nós mesmos e todos os seres sencientes possam alcançar a Iluminação, oferecemos a mandala – que representa todo o universo – aos iluminados que sempre foram cheios de compaixão e sabedoria. Nós damos tudo, nós mesmos e tudo. Esta oferta nos ajuda a cortar nosso apego e apego a esta vida. Além disso, o mérito que se adquire através da oferta de mandala dá a um a força para nutrir a mente da bodhicitta. De um modo geral, a oferta de mandala é uma grande técnica usando a interdependência para estabelecer o Budafield.

20 de junho tarde Guru Yoga de Lord Jigten Sumgön e Tsog

Existem muitas práticas que permitem alcançar a Iluminação nos ensinamentos do Buda. Entre eles, a prática de meditação Guru é um dos mais importantes e eficazes para atualizar Mahamudra. Esta é a prática de Lord Jigten Sumgön que viveu no Tibete de 1143 a 1217. Ele é a encarnação de Arya Nagarjuna. A Vida ea Libertação dos Grandes Lamas explicam como os discípulos se comunicam com os seus lamas através da devoção. Em A Vida e Libertação de Jigten Sumgön, O Pavão e os Rios Leões, o mestre diz: “Qualquer um que apenas ouve meu nome ou me recorde com devoção ou fé, se ele ou ela faz qualquer tipo de prática virtuosa certamente cruzará o oceano de Samsara, a partir de hoje, com uma devoção unilateral, reze ao seu grande mestre e pratique de acordo com o que ele ensina, assim, é certo que você alcançará a realização final (Budaidade) “. A devoção e a confiança últimas são o único método para realizar a verdade última.

Tsog é uma oferta comunitária de alimentos para todos os seres iluminados. Por favor traga lanche para a cerimônia.